3.png
cnf
Case sobre apresentações de impacto

Convencer alguém a apoiar uma ideia que pode impactar milhões de brasileiros - como se não fosse desafiador o suficiente - fazer isso em poucos minutos em uma conversa de corredor. 

 

Quando a Confederação Nacional das Instituições Financeiras ( CNF ) nos apresentou esse desafio em 2019, nos encantamos com a sua complexidade. Uma equipe diversa de lobistas e articulares, com um único propósito: defender os interesses do ecossistema frente aos parlamentares que tomam as decisões sobre projetos, decretos e medidas do mercado financeiro. 

Para preparar a turma, usamos como base um curso aberto chamado Diz Curso, criado para capacitar pessoas apresentarem em diferentes formatos. Mas ele não era o bastante para o desafio. Então, além de desenvolver a turma nos conhecimentos de:

1 - Empatia com a platéia

2 - Roteiros de apresentação;

3 - Storytelling;

4 - Pitchs de venda;

5 - Slides e experiência;

6 - Projeção de corpo e fala (oratória); 

 

Foi necessário trabalhar outras abordagens estratégicas para o contexto da turma, como:

 

# Mentorias individuais para trabalhar forças, fraquezas e feedbacks pontuais de desenvolvimento em apresentações;

# Um encontro criado especialmente para simular situações de pressão, com debates, entrevistas e sabatinas, onde os grupos representavam entidades de classe como grandes veículos, partidos políticos e a própria CNF.

 

# E claro, uma parte fundamental da nossa metodologia - a Arena de Pitch - onde cada participante, a cada encontro, precisa treinar sua apresentação para uma câmera, recebendo uma análise detalhada por parte dos nossos professores. 

 

Ao final dessa jornada de 7 encontros, a turma teve um desafio ainda maior: apresentar, ao vivo, para uma banca de jurados de altíssimo nível, e receber feedbacks sobre sua evolução. Um presidente de banco, um desembargador e um deputado distrital desempenharam esse papel e reconheceram o alto nível de impacto das apresentações da turma. 

 

Quer esse tipo de desenvolvimento na sua empresa? Entre em contato com a gente! O resultado? É só dar o play.