top of page

#8 Capacidade de mobilização em torno de um propósito claro

Atualizado: 14 de jan. de 2022

Bandeira levantada inicialmente por marketeiros e estudiosos de branding, a ideia de propósito da empresa ganhou muita relevância nos últimos anos na agenda de empreendedores, gestores e lideranças.


O conceito do conferencista e escritor Simon Sinek no TED de 2009 conhecido como "The Golden Circle" impulsionou fortemente a busca por uma resposta que nem sempre é óbvia: além de resultados financeiros, que acontecem por consequência de um bom trabalho em qualquer mercado, por que fazemos o que fazemos? Qual o sentido de realizar tudo isso? E mais, o quanto eu me identifico com essa resposta? Se você ainda não viu o tal TED, você acessa aqui.





O que muda em organizações que possuem clareza de propósito? Fundamentalmente, a forma como as pessoas passam a se relacionar com a organização. Ter um propósito claro gera significado para percorrer o caminho e pertencimento na realização ao passo que não ter um propósito claro dificulta o caminho e frustra na realização.


Esse entendimento implica em uma poderosa virada de visão organizacional porque é uma âncora de tudo o que torna a empresa única e, quando as pessoas entendem aquele lugar como único, elas passam a olhar muito mais para dentro do que para fora para estabelecer seus parâmetros de sucesso.


É reconhecer dentro do próprio negócio as motivações para a tomada de decisão e não no mercado, nos concorrentes ou nas oportunidades.

Muitas empresas e pessoas estão buscando nesse momento aprender mais sobre e começar a operar usando métodos ágeis de gestão. Um dos processos mais chave dentro da gestão ágil é o "sprint", o que nada mais que pessoas mobilizadas e organizadas em equipe para resolver um problema. Esse sprint é um ciclo de trabalho que pode durar horas, dias ou semanas, a depender do problema trabalhado.


Talvez a competência mais importante para a liderança do presente nesse momento seja a sua capacidade de gerar mobilização dos atores certos, de maneira sincronizada, para alcançar um objetivo. Isso vale para grandes objetivos de negócios, para projetos de longo prazo e para atividades mais simples como uma reunião em videoconferência que a equipe faça com todos mobilizados, com atenção ativa, sem perder o foco para outras atividades ou outras telas.


A capacidade e efetividade da liderança são evidentes a partir da performance e satisfação da sua equipe, o que faz com que seu papel seja de servir essas pessoas. Servir-lhes com as melhores condições para o cumprimento do objetivo da equipe.


Quer ter pessoas trabalhando em um projeto? Dê-lhes condições de trabalho e remuneração justa. Quer ter pessoas profundamente engajadas trabalhando em um projeto? Dê-lhes também significado.


Além de dar clareza para o legado que cada pessoa constrói e leva para si de uma experiência profissional, é uma das formas mais efetivas para atrair, manter e desenvolver talentos.


Abraços e até o próximo aprendizado!

Fula - Co-fundador da Akasha

193 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page