top of page

A diferença da facilitação eventual para a habitual

Atualizado: 14 de jan. de 2022

Vocês já pensaram qual a diferença de você ser um facilitador eventual para um facilitador habitual?


Um facilitador eventual - provavelmente você já foi um e as pessoas ao seu redor do seu trabalho também - é aquele que facilita, que serve um grupo para um determinado objetivo em um determinado evento ou momento específico no tempo.


E naquele momento, a pessoa faz o papel de facilitação de fazer com que o grupo seja direcionado ao seu objetivo, mas aquilo não é todo dia.


Quando esse comportamento é tido de forma habitual, estamos falando de pessoas que independente dos grupos que elas estão se relacionando e dos problemas ou desafios que existem, elas se colocam nessa posição de facilitação.





Qual a grande diferença entre os dois?


A diferença é que como o facilitador habitual faz aquilo e se comporta dessa maneira em todas as situações, ele acaba treinando muito mais. Ele acaba exercitando as práticas de facilitação mais vezes em várias situações diferentes.


Quem já fez algum esporte ou atividade pela primeira vez sabe que no começo é mais difícil, porém com treino e prática é capaz de se tornar até mesmo um atleta. Por exemplo, você quer se tornar um atleta de tênis e decide jogar eventualmente todo domingo durante 1 hora. No final de 1 ano, você jogou 52 vezes pelas 52 semanas do ano, o que equivale a 52 horas jogando tênis neste ano.


Porém, um atleta habitual possui um treinamento de 1 hora durante todos os dias do ano. No final do ano, ele já treinou 364 horas, o equivalente a 7 vezes mais experiência que o atleta eventual. E isso faz toda a diferença. Quanto mais horas de prática, em tese, mais treinado e preparado para conquistar melhores resultados.


A maior diferença, então, é o treinamento e esforço que cada um vai depositar nas práticas da facilitação.


É sobre treinar tanto e adicionar valor aos grupos dos quais participam pelas competências da facilitação que a pessoa vai naturalmente ter mais e melhores resultados do que qualquer facilitador eventual.


Te vejo no próximo vídeo. Um abraço.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O Hábito da Facilitação

Fala, galera! Aqui quem fala é o Fula, sócio fundador da Akasha. É um prazer enorme receber você aqui para mais uma série de conteúdo que...

O que é facilitação? E o que é hábito?

No texto de hoje, vamos falar do hábito da facilitação e o que de fato significa possuir este hábito. Mas primeiro, reflita sobre o que é...

bottom of page