A liderança facilitadora

Atualizado: 14 de jan.

Salve, salve, galera.


Nós falamos no último vídeo da facilitação aplicada à experiência de aprendizado e que como essa é a grande vocação da Escola Akasha foi muito importante ter passado por isso. Mas por quê? Porque olhando para o papel de facilitação dentro de um processo de aprendizagem nós vamos para um tema que expande o que a vínhamos falando para um negócio que é muito maior do que a sala de aula.


Você lembra de tudo o que foi falado sobre salas de aula nos outros artigos? Primeiro, você tem que partir de um momento em que você conhece o seu público. Você também tem que chegar em um momento que você sabe o que o seu público precisa aprender e precisa considerar as especificidades desse público para compor e desenhar esse caminho de levar aquelas pessoas para o objetivo.





E quando nós falamos dessa capacidade de enxergar o ponto A até o ponto B e, principalmente de ser o vetor que vai fazer essa turma percorrer esse caminho, se chega em uma possibilidade para aplicação dessa lógica, sendo uma possibilidade muito mais ampla, que é a liderança facilitadora.


O que é liderança facilitadora? É a pessoa que consegue liderar a partir dessa lógica e dessa forma de pensar. Sair do público, olhar para o objetivo e assim construir um caminho para fora da sala de aula. Ou seja, não estamos falando mais sobre o que a turma precisa aprender, mas o que a turma precisa realizar.


Quando nós falamos do papel de qualquer liderança - e não apenas a liderança facilitadora, mas liderança por definição - o líder ele existe para dar para os seus liderados e para promover para aquele grupo as condições de trabalho ideias ou as melhores que ele possa para que aquele grupo consiga chegar no seu objetivo.


Você percebe como é parecido com o conceito de facilitação? Você percebe que o ato de liderar é um ato de serviço para um grupo e o ato de facilitar também? Então a liderança facilitadora é a liderança que veste essa camisa, que coloca essa lente para fazer um todo e tudo o que a fazemos enquanto líderes existe um objetivo por trás.


Pense na sua meta anual ou na meta de vendas da sua empresa. No objetivo de desenvolvimento da equipe ou necessidade de implementação de um novo sistema. Tudo o que vamos falar exige que se faça alguma coisa. Às vezes, vamos ter que aprender antes de fazer, mas o processo, o passo a passo é muito parecido.



Inscreva-se na newsletter Akasha!


Então a liderança facilitadora é uma liderança que tem muita clareza e está orientada para os objetivos. É uma liderança que consegue improvisar de maneira calculada e está aberta ao controverso. É uma liderança que incentiva além de impulsionar.


Facilitar na prática, que é uma atividade mais de dentro de uma sala de aula, quando levada para fora de uma sala de aula tem muito a ver com a disciplina de liderar. E quando estamos liderando com essa proposta de facilitar, estamos de fato nos comportando como líder e não como chefe. O chefe coloca o objetivo enquanto o líder facilita com que o grupo percorra o caminho que ele já viu e entende o que é melhor para o grupo chegar naquele mesmo objetivo mais fácil e rapidamente.


E para você não ter dúvida: liderança não tem a ver com cargo! Liderança tem a ver com postura e o valor que você entrega para aquela teia de relações que são as pessoas dentro de um time. Então você pode ser analista, ser estagiário, ser assistente e ser um grande líder para vários assuntos dentro da sua empresa.


Nos vemos no próximo e último artigo da série sobre facilitação. Um abraço!


Fula - Sócio fundador da Akasha

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Bem vindos de volta! Já estamos na reta final da nossa série sobre Team Building e se você não está acompanhando entre no nosso blog para ter acesso a todos os blogs posts que já saíram. E hoje o assu

Salve, salve, galera. Nós infelizmente chegamos no último artigo da nossa série sobre facilitação habitual. Tudo o que nós conversamos até aqui foi para ajudar você, o seu time, a sua forma de trabalh

Fala, galera! Tudo bem? Hoje vamos falar sobre um elemento mais específico dentro de todo esse universo que estamos tratando ao longo das últimas semanas, que é a facilitação aplicada ao processo de a