Como conflitos geram lideranças

Pessoal, no nosso último contato conversamos sobre a diferença entre dois tipos de conflitos: OS DESTRUTIVOS, que devem ser mitigados e OS CONSTRUTIVOS, oriundos de discordâncias que guiam os times para o desenvolvimento das melhores ideias.

COESÃO é o estado em o grupo está alinhado por um objetivo em comum e as discordâncias e os atritos são sempre para promover a melhor versão de solução possível para caminhos, projetos e ideias. Já o PENSAMENTO DE GRUPO é quando o grupo concorda porque é mais cômodo, porque não se sente valorizado em apresentar novas ideias ou por medo.

Como podemos intuitivamente concluir, o estado de COESÃO é essencial para uma cultura voltada à APRENDIZAGEM DO GRUPO E A INOVAÇÃO. Ao entendermos como os sistemas se comportam, entendemos cada vez mais a importância das diferentes visões para o sucesso longevo do negócio. Para aprofundar nisso, recomendamos a leitura da QUINTA DISCIPLINA, do consagrado Peter Senge.

Mas, AKASHA, como podemos desenvolver coesão do nosso time?

PRIMEIRO, CONHEÇA SEU TIME. Falamos sobre no primeiro e-mail da trilha. É essencial que o time esteja imbuído do sentimento de confiança e espaço para vulnerabilidade. E isso tudo para que quando a ideia de um colaborador se sobressair a dos demais, não gere nenhum tipo de desconforto, mas que gere confiança compartilhada de que essa ideia é o melhor para o TODO, não para as partes. E que todos entram para somar.

SEGUNDO, ESCOLHA LIDERANÇAS NO SEU TIME. Já ouviu falar de lideranças circunstanciais? São lideranças que assumem projetos ou etapas importantes do projeto por terem mais skill técnico ou soft skills importantes para a finalidade em questão. A descentralização da necessidade de um único líder nas tomadas de decisões complexas por meio da escolha de lideranças circunstanciais ou lideranças informais é um contexto propício para que o time se sinta provocado (positivamente) para sempre propor cada vez mais ideias e se desenvolver.

TERCEIRO, DESENVOLVA AS LIDERANÇAS DO SEU TIME. Maior horizontalização na distribuição de RESPONSABILIDADES é simplesmente maior potencial de IMPACTO E CRESCIMENTO. Afinal, um time com várias lideranças capazes de assumir diferentes responsabilidades ALINHADAS pela mesma noção de sucesso do negócio só faz bem para o crescimento e longevidade da sua missão.

Porém, não é apenas sobre delegar responsabilidades a mais. Paralelamente a isso, se envolvam ativamente no desenvolvimento dessas lideranças para que elas tenham AUTONOMIA na nova responsabilidade assumida. Elevar a responsabilidade sem ao mesmo tempo se engajar em desenvolvê-la, é apenas aumentar a carga sob a mesma estrutura.

Investir seu tempo e seu budget em treinamentos que somem é o melhor investimento que você pode fazer para seu negócio. Lideranças melhor formadas, autônomas e formando um time coeso é a receita para INOVAÇÃO e ADAPTABILIDADE INTELIGENTE.

Lembrem: O TIME É O MAIS IMPORTANTE!