Como eu sei se o meu time está sendo bem desenvolvido? Os resultados de uma equipe com alta coesão

Estamos chegando no final da nossa série de team building, mas hoje vamos falar sobre um assunto importante quando falamos sobre team building.


No nosso último post falamos sobre atingir o nosso máximo potencial e para isso precisamos olhar sempre para o desenvolvimento.


Desenvolvimento é uma das etapas mais importante para um time que possui senso de pertencimento. Ele demonstra o quanto uma equipe está forte e coesa entre si.


Mas como o desenvolvimento em si é capaz de demonstrar o quanto um time possui capacidade para trabalhar em equipe? Porque ele mostra três tipos de maturidade que uma equipe e time precisam ter e assim saber se ela está sendo bem desenvolvida ou se ela já se desenvolveu o suficiente para entregar uma performance adequada ao seu próprio potencial.





A primeira é a maturidade dos processos. Se os processos do negócio, que são o trilho para o trem da sua empresa passar, não estão maduros o suficiente, o seu time não consegue entregar resultados adequados.


Se o trilho não está adequado, mesmo que tenha um excelente trem, ou seja, um excelente produto ou serviço, o seu time não consegue entregar o seu máximo potencial.


O segundo ponto de maturidade que a sua empresa precisa ter é a maturidade nas relações. As pessoas precisam conhecer e saber trabalhar bem umas com as outras.


Dentro de um time de futebol é reconhecido como entrosamento. Quando vários atletas diferentes começam a jogar no mesmo time é normal ter algum desentendimento ou dificuldade dentro do campo.


À medida que esse time começa a jogar junto e a aprender como cada joga e como o time deve jogar melhor então o time começa a ter mais entrosamento uns com os outros. Maturidade de relação tem a ver com entrosamento.


E por fim, maturidade de performance. Se o seu time ainda não encontrou a vitória e ainda não teve a experiência de ganhar um jogo, voltando à metáfora do futebol, quer dizer que o seu time ainda não tem entrosamento, ou coesão, o suficiente para performar como é preciso.


É necessário ter bons processos e de entrosamento para conseguir performar e ter resultados. Quando o time conseguir ter maturidade de performance então se tem a capacidade de fazer bem feito e de uma maneira que dê resultado de forma contínua e não uma única vez.


Se a liderança consegue ter uma equipe com as três maturidades então a equipe está bem desenvolvida ou está sendo bem desenvolvida e tende a querer se manter jogando junto.


Um time que ganha se mantém, embora nós sabemos que mexer em posições aconteça porque diferente do futebol o negócio está em constantes transições e não quer dizer que um time que ganhou ano passado vai ganhar de novo esse ano se estiver jogando da mesma forma. Aliás, talvez nem no futebol isso funcione mais.


Até o próximo post.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Bem-vindos de volta à nossa série sobre Team Building! No último post do blog falamos bastante sobre normas explícitas e implícitas para...

Bem vindos de volta! Já estamos na reta final da nossa série sobre Team Building e se você não está acompanhando entre no nosso blog para...