Buscar

Conheça sua equipe, como a ti mesmo




Esse é o primeiro conteúdo da trilha de equipes e liderança, começaremos por formação de times! Ao longo das trilhas, entenderemos sobre o que são as diferentes dinâmicas de times com diferentes consequências; como desenvolver uma visão compartilhada; os caminhos para o desempenho de excelência e a construção de grandes objetivos! Nos vemos na próxima!


O time é o mais importante.


A arte da organização que aprende (e evolui) vem da experiência compartilhada. Essa coexistência não é só sobre estar juntos no mesmo espaço, dividindo atividades. Isso um grupo de pessoas pode fazer. Mas queremos acreditar que uma união de pessoas que se potencializam para realizar grandes objetivos não é apenas um grupo, mas um time, uma equipe. E a diferença entre um grupo de pessoas e uma Equipe é um 7x1.


A crucial importância do alinhamento desse time passa por uma espécie de alinhamento dos próprios objetivos individuais de cada pessoa com os objetivos do negócio. Afinal, um time é formado por pessoas não funções. E seu negócio é formado por pessoas. A química precisa acontecer!

Com isso, a primeira dica é intuitiva e simples: CONHEÇA SEU TIME.


Conheça individualmente cada pessoa ali. Qual é o sonho de cada um(a)? Onde que o restante do time ou a organização contribui para o objetivo desse indivíduo? Estamos falando aqui do famoso GANHA-GANHA. Não existe relação duradoura e profunda sem um sentimento e percepção de reciprocidade. Isso é o básico da relação humana.


Porém, tal como em qualquer relação, não há Match sem sintonia. Isso requer dizer que é fundamental compreender como começar a formar o time com pessoas que você quer ter por perto. É simples assim.

Quem você admira? Com quem você tem alinhamento de valores e visão? Com quem você curtiria tomar uma cerveja junto? E principalmente, quem lhe COMPLEMENTA? Afinal, segundo o grande filósofo Arthur Schopenhauer, se duas pessoas concordam em tudo, apenas uma delas é necessária para aquela situação.


Ao se empenhar em desenvolver um modelo que cumprisse o papel de ajudar lideranças de projetos em entender como as pessoas de um time se relacionava, o Dr. e psicólogo Bruce Tuckman, se deparou com informações difíceis de ignorar: a forma como as pessoas de um time se RELACIONAVAM exercia uma grande influência na forma como elas DESEMPENHAVAM as tarefas.


Isso simplesmente sugere que o relacionamento do time determina o modus operandi do time. Isso afeta a cultura, resiliência diante de dificuldades e a flexibilidade para novos aprendizados. Isso nos faz crer que isso pode determinar o sucesso ou o fracasso do negócio em médio ou longo prazo.

Forte? Apenas direcionador.


E indo ao cerne desse papo, como formar um TIME de VERDADE?


Tendo dito tudo acima sobre a importância quase óbvia (embora o óbvio tenha que ser repetido) que alinhamento de visão e valores é básico, o próximo passo é: o time precisa se sentir confortável entre si.

  1. Menos linkedIn, mais autenticidade. É importante que cada pessoa do time conheça quais são as habilidades complementares uns dos outros e como essa complementaridade do TODO é muito maior que as partes em si.

  2. Mais conexão, menos gerenciamento de impressão. Sobre esse segundo, é um fenômeno psicológico que nos faz gerenciar ou manipular quem somos em prol de maior adaptabilidade social. Mas como estamos falando de um time, o verdadeiro caminho é o da conexão por meio da vulnerabilidade e confiança. Isso parece batido, mas alguém já descobriu se há um caminho mágico para isso? O que conhecemos é: invistam tempo de qualidade uns nos outros.

  3. Tempo de qualidade leva a conexões emocionais reais. E não existe um único ser humano que não tenha um Drive emocional forte na sua motivação e propósito.


LÍDER, o seu papel nisso tudo é só o mais essencial. Como a pessoa responsável pela essência, estratégia e visão inicial da empresa, seu PAPEL INTRANSFERÍVEL é de garantir que esse alinhamento aconteça. A visão da organização precisa estar alinhada com a visão dos colaboradores. Os valores da empresa precisam ser compartilhados. E a conexão necessária para que o time se forme e se conecte precisa estar sob seu guarda chuva por um bom tempo.


Isso significa que você deve colocar na sua agenda esses momentos de tempo de qualidade, de discussão sobre a cultura do time, sobre o que vocês querem alcançar juntos, etc. Organize-se para que momentos assim aconteçam e sejam RECORRENTES.


Afinal, seu time é o mais importante.


Para esse primeiro conteúdo da trilha de equipes e liderança, começaremos por formação de times! Ao longo das trilhas, entenderemos sobre o que são as diferentes dinâmicas de times com diferentes consequências; como desenvolver uma visão compartilhada; os caminhos para o desempenho de excelência e a construção de grandes objetivos! Nos vemos na próxima!


Curtiu o conteúdo? Então encaminhe para seu time e amigos!

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

#13 Dar manutenção e suporte às redes de apoio

As redes de apoio são consequência natural da existência de qualquer grupo formal, seja uma empresa, uma equipe de trabalho, um clube, uma igreja, uma família, um condomínio. A aproximação circunstanc