Não é fácil construir um time, mas com determinação e genuíno interesse é possível

Atualizado: 6 de mai.

Bem-vindos ao nosso post de encerramento da série sobre Team Building! Falamos sobre vários assuntos e aspectos importantes para quem quer construir um time de alta performance, coeso e que tenha maturidade de performance.


Mas para finalizar essa série, vamos passar uma lógica sequencial que é preciso a liderança ter bem claro se o líder ou a líder quiser ter uma boa proposta de valor para construir um time.


Existem três pontos que a liderança precisa organizar como raciocínio para conseguir falar qual é a proposta de valor, o como e o porquê é importante que pessoas específicas participem da sua equipe.





O primeiro ponto, e talvez mais importante, é o propósito. As pessoas se unem por causa de um propósito. Mas elas também se unem por assuntos menos importantes como um desafio específico e passageiro, uma oportunidade de remuneração fora da curva, uma oportunidade de trabalhar em um projeto específico que tenha importância para a vida e carreira.


Pessoas se unem de maneira permanente e com mais interesse genuíno quando elas possuem um propósito compartilhado, então isso é muito importante para ter em uma equipe. O propósito da equipe pode até mesmo ser o mesmo da organização, mas pode ter também uma visão a respeito do propósito que funcione para o time ou só para aquela área.


O segundo ponto é a cultura. Da mesma forma que o propósito, a cultura está ligada com toda a organização, mas ela também tem a cultura da área, de um grupo de pessoas que trabalham juntas.


E a cultura faz parte sempre da proposta de valor para um time se formar, para a equipe estar ali e querer fazer parte. Se a sua organização possui uma cultura dentro de um time onde uma pessoa cobre a outra quando ela está com um problema, essa passa a ser uma das partes da proposta de valor que a pessoa gostaria ou que recebe a partir do momento que ela entra para aquela equipe. Isso passa a contar positivamente para estar dentro de uma equipe.


Já falamos de propósito e de cultura , vamos falar de legado. O que o time está se propondo a construir? Como o time deixa a organização melhor após a sua formação? Qual o grande legado daquele time dentro da empresa?


Quando se tem um senso de construção, de direção clara e de uma proposta que está evoluindo, existe uma perspectiva de construir um legado junto. Quando existe essa possibilidade de ter um legado junto, se tem mais pessoas querendo participar dessa história.


Então propósito para unir pessoas, cultura para nutrir e legado para dar significado para aquilo que foi construído e que se empenharam durante os vários processos que serão feitos ao longo do tempo.


Se você quer construir uma boa equipe que seja coesa, que tenha uma boa performance, então é só olhar todos os outros posts aqui do nosso blog e fazer a sua parte como liderança.


O reflexo do time é a atuação da liderança, então se uma liderança está fazendo bem feito o seu papel, o time, em geral, vai encontrar formas para conseguir fazer bem o seu papel.


Esperamos que essa série tenha ajudado bastante e em breve teremos novos conteúdos na Akasha. E se quiser algum tema em específico, comente o que gostaria de ler.


Abraço!

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Bem-vindos de volta à nossa série sobre Team Building! No último post do blog falamos bastante sobre normas explícitas e implícitas para...

Bem vindos de volta! Já estamos na reta final da nossa série sobre Team Building e se você não está acompanhando entre no nosso blog para...