Se eu te dissesse que as empresas familiares são mais inovadoras que outras, você acreditaria?
Pois é, confesso que também fiquei surpreso quando soube disso. Isso porque é muito comum pessoas associarem negócios familiares com organizações quadradas, avessas ao risco e sem capacidade de inovar
Meu pensamento mudou depois que li o artigo “Empresas familiares são mais inovadoras que outras organizações”, da Harvard Business Review. De acordo com o HBR, negócios familiares investem menos em inovação, mas quando o fazem, são muito mais precisos e eficientes.
E a justificativa que a pesquisa traz está relacionado com as lideranças dessas empresas. A pesquisa aponta que os gestores de empresas familiares tendem a ser mais receosos em assumir riscos e que esse medo faz com que os proprietários do negócio familiar sejam mais cuidadosos com relação aos investimentos em inovação.
Nesse caso, a inovação em empresas familiares ocorre somente após a certeza de que os recursos serão empregados de maneira realmente efetiva. Assim, organizações familiares são mais pacientes com seu capital no sentido de evitar inovar por inovar.
O episódio do Bússola de hoje é um caso real disso! Conversamos com o Daniel de Macedo, Líder de Investimento e Inovação no Grupo Algar para entender o que a Algar faz para se manter relevante e inovadora.
Além disso, conversamos sobre os cuidados as lideranças da Algar tomam para não matar a inovação e sobre o método que eles utilizam para analisar quais empresas irão investir.
Quer conhecer os processos da Algar e como isso pode ajudar sua empresa? Só clicar em qualquer um dos players abaixo e curtir esse episódio!
O podcast Bússola é uma iniciativa das empresas Escola Akasha, Rede Look’n Feel e Grupo Spot. Um podcast para ajudar profissionais do presente a construírem seus próprios caminhos de futuro.
Toda sexta recebemos grandes profissionais, de grandes empresas, para discutir os principais assuntos que estão impactando diferentes setores.
Seguimos três linhas editoriais:
1 - CEOs do Futuro Presente: papo sobre estratégias empresariais, responsabilidades e desafios da posição, como essa função tem evoluído e o que devem fazer os profissionais que sonham em ser CEO.
2 - A Direção do Cliente: papo com profissionais relacionados a marketing, vendas, tecnologia e inovação com foco em relacionamento e sucesso do cliente, buscando uma visão de marketing do futuro.
3 - Pessoas que Fazem o Amanhã: papo com profissionais de gestão sobre como as pessoas estão fazendo e podem fazer, hoje, para influenciar o futuro das suas organizações. Além de serem os agentes ativos das transformações necessárias para levar uma empresa do presente ao futuro.
Comments