top of page

As normas explícitas e implícitas para uma equipe alinhada

Bem vindos de volta a nossa série sobre team building!


Vamos falar nesse texto sobre as normas explícitas e as implícitas para ter uma boa construção de equipe e ter sucesso no processo de team building.


E o que são as normas explícitas? É tudo aquilo que é oficial e está no papel. Essas normas estão de alguma maneira documentadas. É o que muitos falam de governança corporativa.


Então qual é o código de conduta? Como utilizar os equipamentos do trabalho? Quais são os processos? Enfim, são as normas que dizem o que pode e o que não pode.


Elas precisam ser todas criadas com base na lógica de dar confiança para o time. Quando se coloca uma governança, e por consequência regras, é importante que essas regras favoreçam os comportamentos que a organização quer que a equipe tenha.


Por exemplo, se um líder quer incentivar o comportamento de responsabilização sobre as coisas e processos que estão acontecendo em uma equipe, então o líder automaticamente precisa proteger as decisões que foram tomadas em conjunto de forma que a equipe não se sinta vulnerável ao erro.


Quanto mais o líder coloca a sua equipe vulnerável ao erro, menos o líder vai incentivar essa responsabilização e isso se consegue através de normas explícitas de governança.



Dito isso, quais são as normas implícitas? Basicamente, são duas coisas e a primeira delas é a cultura. É como o time reagiria em determinadas situações de maneira natural. Quando se consegue visualizar isso, se consegue ver que aspecto da cultura aquilo retrata.


Como o time reage a uma crise? Ou a um contrato que perdeu ou ganhou? Como o time reage ao acréscimo de trabalho? Ou a um novo benefício ou programa de desenvolvimento? Tudo isso pode ser lido ou percebido como aspectos da cultura e quando mais se incentiva os comportamento que a organização quer mais se dá o perfil e características para o time que se está construindo.


Então a cultura é muito importante e é uma das maiores regras implícitas, se não for a maior, para se construir um time, mas para se ter uma boa cultura é necessário ter exemplos. Não adianta ter nas normas explícitas muito texto e regras dizendo para se comportar de maneira X se nos exemplos não se faz dessa maneira.


Os exemplos da liderança vão alimentar esse código maior que é a cultura e vão reforçar todos os aspectos que um time precisa ter para querer fazer parte de uma equipe. É dessa forma que se tem times eficientes e alinhados à organização.

481 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O papel da facilitação para a liderança

Bem vindos de volta! Já estamos na reta final da nossa série sobre Team Building e se você não está acompanhando entre no nosso blog para ter acesso a todos os blogs posts que já saíram. E hoje o assu

bottom of page