Por que é essencial investir em team building em 2022?

Atualizado: 27 de jan. de 2022

Fala, galera!

Eu sou o Fula, um dos fundadores e também um dos professores da Escola Akasha. Estamos muito felizes por começar 2022 falando do que para a gente é o grande desafio do ano para o gestor ou qualquer pessoa que lida com equipes. Qual é esse desafio? Team building.

Team building nada mais é que desenvolvimento de equipes. A palavra em si ficou muito conhecida nos meios empresariais, principalmente porque a Revista Exame fez um artigo sobre o assunto, mas não deixa de ser um olhar para as pessoas que estão em equipe e entender que na soma dos trabalhos de cada uma dessas pessoas a empresa tem um valor incremental para ir buscar no negócio.

Todos os recursos da empresa, sejam eles financeiros, materiais ou qualquer outro, dificilmente vai conseguir aproveitar muito mais do que o mercado já consegue aproveitar. Por exemplo, a frota de cargas de uma empresa é um recurso material. Dificilmente uma empresa vai conseguir fazer mais com um caminhão do que um concorrente seu vai fazer com um mesmo caminhão. Pode até ter um processo mais eficiente ou uma negociação boa para fazer manutenção, mas esse recurso está precificado e parametrizado para todo mundo.

Quando se fala de pessoas, de gente, existe um valor adicional quando uma pessoa se junta com outra pessoa e elas começam a se entender e a se entrosar melhor. Esse elemento, esse valor incremental, que se consegue capturar quando duas pessoas ou mais, e a ideia é fazer isso com grupos, estão integradas consegue-se entender que o grupo entrega o máximo valor que ele poderia entregar.

Então aí está a grande diferença dos negócios que vão dar certo para aqueles negócios que não vão dar. Dos departamentos dentro da empresa que irão ter resultados além do esperado depois da pandemia para os departamentos que vão ficar de lado.

Por quê? Porque todos os outros recursos que falamos aqui já estão parametrizados. É muito difícil só em eficiência de sucesso capturar muito mais valor do que o restante. Então o que vai mudar o jogo são as pessoas.

Um exemplo bom para ver isso é o futebol. Quando a Fifa escolhe os melhores do mundo do ano, eles escolhem um goleiro de um time, um atacante de outro, um zagueiro de um terceiro.

Consegue perceber que ali existem vários talentos de acordo com a sua posição, mas sem um time feito? Porque eles não tem entrosamento e nem sabem como jogar um com outro produzindo mais valor e aproveitando para complementar com os seus talentos individuais. O que acontece diferente de uma seleção. A seleção treina junta. Eles se conhecem, sabem o que pode e não podem contar dentro de cada talento individual.

Então se quiser ter uma equipe que trabalhe capturando esse valor incremental, que trabalhe 2022 construindo o futuro do seu negócio, você precisa se aprofundar em team building e é sobre isso que iremos falar pelos próximos artigos.

Espero que você fique com a gente e nos encontre no próximo artigo.

Fula - cofundador da Escola Akasha